O preço de ser LIVRE é a vigilância constante?!

Onde viver nossa vida particular, se nada mais é privado?!

Um novo roteiro.

Para não dizer que não falei dos BOTs.

IMG_20191021_095101622~2

Os bots (os “robots”) são programas que executam tarefas pré-programadas e repetitivas. Os bots maliciosos são programas que causam problemas a computadores, tablets e smathphones, são como os vírus,  com a diferença que podem ser reprogramados para realizar qualquer tarefa. De maneiras que os bots são muito mais inteligentes e mais valiosos para os “programadores” e comercializados pelos fora da lei, em páginas privadas.

Os Bots estão em nossos aplicativos de dia a dia, jogos, redes sociais, bancos, bate-papo, aqueles que tem todos os nossos dados e contatos.  Muitas vezes, quando um aplicativo se atualiza, são bots do mal buscando brechas onde se infiltrar, para se comunicar a servidores de terceiros, onde os receptores estão instalados e serão acessados. Quem os criou está a salvo e se esconde em multicamadas pela rede.

Criados para facilitar serviços, assim como  tudo no mundo, estão contaminados pela de praga da ganância e do poder. Estão nas páginas de internet ou seus anúncios, inicialmente para medir e remunerar criadores de conteúdo. Algumas páginas de internet tem dezenas de autenticadores,  cookies e bots. E sim, eles podem estar escondidos em anúncios agressivos, que descobrirão tudo sobre sua máquina, seu DNA digital, seus hábitos de navegação, consumo, vida. Baixam programas para sua máquina, gravam dados e compartilham com quem quiser pagar. Monitoram seu perfil o tempo todo, colocam armadilhas online direcionadas a qualquer vítima ou alguma em especial e isso vale dinheiro, em alguns casos, muito dinheiro.

Fica sempre a dúvida. Os donos das empresas de serviços e de comunicação desistiram de  controlar a situação dos seus espaços publicitários, programação das páginas ou estão ganhando dinheiro com eles?

Vivemos uma guerra online onde antivírus e firewalls fazem o que podem. Já existem bots para destruir bots indesejáveis e colocar outro que convier , numa corrida insana.

Como será o futuro?! Como será a internet das coisas, das casas conectadas?! A escolha de apertar o botão, nunca precisou ser tão bem avaliada.

Garotos e garotas do bem. Salvem-se, salvem o que puder. Sobrevivam!

 

🤗

 

 

 

 

Sobre Jarcy Tania

Professora aposentada, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em Computadores e a Internet, cultura, educação, Notícias e política e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.