Equilíbrio emocional, por favor.

Plantas_95042020-JarcyTania

Há quem não tenha equilíbrio emocional e não se de conta disso. Os dias de quarentena mostram o melhor e o pior do ser humano.

No mesmo mundo onde muitos morrem lutando, para manter a vida de quem sequer conhecem, existem aqueles que tiram a vida e a nossa paz, sem nem pestanejar, pensando somente em sua satisfação imediata de prazer, ganância e poder. É a pior parte do ego humano, aqueles que não se dão conta de que estão ligados aos outros, não tem compaixão, empatia, não tem este sentimento de amor e união enquanto uma só raça, a humana. Não há outra a se ligar. Estamos ligados e os que não percebem e agem por si mesmos, em detrimento desta realidade, são a nossa pior parte. A que não sabemos lidar. Estamos  todos ligados uns nos outros no planeta.

Não sabemos lidar com o que grita, monopolizando a atenção para si, não tendo noção  de que está doente e pronto a libertar-se. Nesta quarentena temos tempo para resolver a própria cabeça. Quem não conseguir sozinho, existem inúmeros terapeutas online, ajudando ” quem precisa e procura ajuda profissional”, gente bem disposta a ouvir, seja o que for, em benefício da causa.

Neste momento onde  os pais tem de cuidar e educar “de verdade” os filhos, ter de impor regras de vida e sobrevivência, onde a maquiagem, a máscara social, não importa. Onde nos fartamos do “Online Full Time”, onde os bens em excesso não fazem diferença para estarmos bem. Onde temos de cuidar de nossa sujeira, sujeidades, do nosso próprio lixo interno e externo, sugiro dar atenção as indicações da mente e limpá-la também, “dar um faxinão”.

Pratico meditação desde garota. Foi fundamental para superar momentos difíceis, um prazer nos bons e maus dias da minha vida. Espero que meu estilo de vida não os  incomode.  O  isolamento não me assusta. Não precisa ser um problema estar só,  é uma vantagem não ter que discutir por tudo e  cada coisa. Só haverá vantagem para quem tem um relacionamento harmonioso, afinidade real, espiritual, foco no ser humano,  espaço interior e que não se tenha que gritar para ser ouvido, de tão longe que a outra mente está. Quem fala ao coração sussurra, quem ama só quer e faz o bem, a si e ao próximo.

Passada esta quarentena, há muito o que fazer. Alguns terão de se refazer, haverão muitos para ajudar. Sempre foi assim na história humana e esta nova geração aprenderá a lição, de que não podemos fazer o que queremos, se este querer não se limita a si mesmo, não envolva o  próximo, que para lidar com o outro, ele tem de querer. Forçar a vontade alheia é violência ou crime. Que bom senso se aprende.

Cuidem-se! Cuidem de seu ruído mental, dêem atenção a esta parte essencial. É isso que nos faz completos, sem necessidades extremas de atenção, excesso de álcool, drogas químicas, com  foco  no  real.

Por uma vida saudável!

🤗

 

 

Sobre Jarcy Tania

Professora aposentada, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em cultura, educação, Saúde e bem-estar e marcado , . Guardar link permanente.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.