Aprendizagem x conhecimento 2

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

Tiago 1:2-4 < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/tg/1/2-4 >

Num momento onde morrem aproximadamente 100.000 pessoas no mundo por dia, de acordo com o Worlometers <https://www.worldometers.info/>, reflito sobre crescimento, aprendizagem e maturidade.

Há pessoas que não percebem a oportunidade única de crescimento e amurecimento que vivemos. Repensar atitudes pessoais, não a dos outros, mas a nossa. Se passarmos de crianças indefesas amendrontadas à adultos conscientes, com força física, mental, espiritual e moral para as mudanças necessárias, para as atitudes realmente maduras, onde deixarmos as mesquinharias e rusgas infantis, darem lugar a solidariedade, fraternidade e maturidade pessoal, surgirá uma nova civilização. O tão sonhado “admirável mundo novo” só poderá se sustentar, com base na força e generosidade pessoal, onde somos capazes de frear impulsos infantis de ganância e poder, para irmanarmos em busca do melhor para todos.

Não discutirei política, não é meu papel, mas solidariedade sim. Se necessário, concordo em pagar uma taxa mensal, um imposto, se for o caso, para que as pessoas possam ter uma renda mínima. Por outro lado a população deverá conscientiza-se de que não pode explorar a sociedade, com indolência e negligência de seus deveres para com todos.

Cresci trabalhando duro, de sol a sol, assim como meus pais, avós e todos dos quais descendo. Vejo diariamente pessoas se gabando de serem “espertas, por estar à margem da lei, explorando brechas de sistema, não para o bem comum e sim para o lucro e a fé única em sí mesmos. Rindo e fazendo chacota de nossas atitudes, comportamento e fé, nos medindo por nossa aparência e envergadura social.

Cada um de nós é único e não sabemos de que mente sairá a cura de nossas mazelas. Se de um doutor pesquisador ou de um humilde campones, com sabedoria da roça, nos alimentando com o suor de seu rosto. Caso se esqueceram, não comemos se eles não plantarem, se o alimento não chegar as nossas proximidades, com toda a logistica e mão de obra necessária. Quantos se arriscam diariamente, para que tenhamos o conforto de viver em grandes cidades.

sonhos2@jarcytania

Sou grata a TUDO que me permitiu chegar onde estou, por continuar acreditando que posso me expressar e ser respeitada por isso, uma vez que amadureci e envelhecerei, caso consiga, com saúde e instrução necessária, que me leve a sabedoria. De que vale amadurecer e envelhecer se mantivermos uma mente pequena, estúpida e tacanha.

“Praticamente tudo o que sobra para alguém, falta aos demais”

✩ Por uma vida mais consciênte!. ✩

🤗

Sobre Jarcy Tania

Professora aposentada, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em cultura, educação, Familia, Saúde e bem-estar, sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.