Visitei o belíssimo e instigante Palácio Barolo. Estive lá e descobri coisas, além do catálogo da cidade de Buenos Aires. Cheio de segredos, tudo nele, cada peça tem significado especial e o próprio Barolo residiu ali. Por exemplo, o elevador só passa a contar os andares após o terceiro andar, o primeiro e segundo andares eram a residencia, que contava com elevador privativo, mantendo a privacidade da família e convivas. Conta com torre panorâmica e já foi o prédio mais alto da cidade.
Seguem algumas informações.
O Palácio Barolo, localizado no Bairro Monserrat, foi construído pelo arquiteto italiano Mario Palanti para o empresário Luigi Barolo. Inaugurado em 1923, foi o edifício mais alto da América do Sul até que foi construído o Kavanagh, em 1935. O Barolo foi o primeiro edifício construído em concreto armado, com um farol giratório de 300.000 velas no topo que, em 1923, transmitiu com suas luzes o resultado da luta pelo título mundial de box entre Luis Angel Firpo e Jack Dempsey em Nova York.
Curiosidades
O Palácio Barolo tem um edifício gêmeo do outro lado do Rio da Prata. Trata-se do Palácio Salvo, construído pelo mesmo arquiteto em Montevidéu, no Uruguay, inaugurado em 1928. Outra curiosidade é que Barolo e Palanti tiveram como projeto conseguir o translado dos restos mortais de Dante Alighieri para Buenos Aires para enterrá-lo no mesmo edifício e converter ao Palácio Barolo em seu Mausoléu.
Turismo.buenosaires/palacio-barolo
Muito lindo.
CurtirCurtido por 1 pessoa