Museu de Arte Decorativa em Buenos Aires.
Prédio magnifico em estilo neoclássico, decoração luxuosa e um acervo gigante de belas, exóticas ou ao curiosas peças de arte.
Para fans e admiradores em geral, vale a visita ao maravilhoso Museu Nacional de Artes Decorativas de Buenos Aires. Passei várias horas por lá, apreciando sua arquitetura, salas, mobiliário e objetos utilitários, pinturas, esculturas, tapeçarias, porcelanas desta magnifica coleção. Fiz inúmeras fotos, para registro e inspiração. Algumas peças são muito, muito antigas, limpas e conservadas, parecem replicas, criações recentes. Há um lindo jardim, biblioteca, café e loja de suvenir.
O palácio Errázuriz , construído pelo arquiteto francês René Sergent para o diplomata chileno Matías Errázuriz e sua esposa Josefina de Alvear , é uma das mansões mais elegantes da cidade de Buenos Aires . Abriga, desde 1944 , a Academia Argentina de Letras , a Academia Nacional de Belas Artes , o Museu Nacional de Arte Decorativa e o Museu Nacional de Arte Oriental.
As origens das coleções artísticas que hoje se encontram no Museu Nacional de Artes Decorativas, bem como do palácio onde está sediado, remontam ao casamento celebrado em 1897 entre membros de duas importantes e tradicionais famílias da alta sociedade argentina: o diplomata Matías Errázuriz Ortúzar e Josefina de Alvear, de famílias de origem espanhola. Wikipédia
Magnifico! Espero ansiosa a reforma do nosso querido Museu do Ipiranga, em São Paulo. Quando criança o visitei pela primeira vez e meus olhos se encantaram com sua beleza, jardim e peças de arte magnificas. Aguardemos.
🙂
Fotos: JarcyTania