
Estas esculturas mobiliário podem ser moldadas com impressoras 3D CNC, por qualquer interessado na técnica. Logo mais, todos os interessados terão impressoras 3D em casa, para imprimir qualquer modelo pronto ou criar novidades com elas, como calçados, acessórios, utilitários diversos, usando resíduos plásticos.
O Raw lançou o Zero Waste Lab, na Grécia, numa iniciativa de pesquisa em que os cidadãos gregos puderam transformar lixo plástico em mobiliário urbano. Parte do projeto maior Print Your City, a iniciativa utilizou um braço robótico e a reciclagem para a criação de peças de mobiliário personalizadas que fecham o ciclo dos resíduos de plástico. A iniciativa visa usar fragmentos de produtos reciclados para redesenhar espaços públicos dentro das cidades.
Os protótipos iniciais do
Zero Waste Lab foram impressos no verão de 2018. A meio caminho entre vasos de árvores, bancos e mobiliários de rua, as peças foram projetadas para incentivar a interação dos cidadãos de
Thessaloniki. Para reduzir o prazo de produção, o
New Raw decidiu melhorar a qualidade dos materiais e otimizar as opções de design. A segunda fase da iniciativa foi lançada oficialmente com a inauguração do Laboratório Zero Waste, onde os cidadãos podem aprender sobre o processo de reciclagem do plástico, ler sobre economia circular e projetar novos itens de mobiliário para seus bairros.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Jarcy Tania
Professora aposentada, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em
Arte,
Ciências,
cultura,
educação,
Meio ambiente,
Organizações,
sustentabilidade e marcado
arte,
arte urbana,
ciencia,
reciclagem,
tecnologia. Guardar
link permanente.