Aplicativos para aprendizagem

 

fotofun-escola-simpsons

Li agora pouco no caderno de educação da UOL, algo que tenho experimentado desde o ano passado e que oportunamente mostrarei. Vocês que me acompanham, sabem que trabalho a criação de clipes e vídeos com meus alunos desde 2007. Adoro e trabalho apaixonadamente.

Entendo os comentários dos professores, reclamando das condições nas escolas, porque passo pelas mesmas dificuldades diariamente. Comprei um projetor  ano passado para facilitar a exibição de exemplos, sejam imagens, filmes, jogos ou aplicativos.  Monto minhas aulas, depois de prontas as transfiro para um tablet, onde levo os  novos e velhos assuntos.  Montando e desmontando os equipamentos, extensão de tomadas de  energia em cada classe, não temos sala de aula própria para cada professor. Antes disputava a única sala de multimeios nos agendamentos da escola para todas as disciplinas, enfrentando a dificuldade de não poder trabalhar com todas as turmas da mesma maneira, porque acontecem as mudanças e inclusões de atividades por chuva, passeios ou avaliações gerais, onde minhas aulas, duas por semana, são canceladas.

No geral os velhos assuntos são a novidade para os alunos e com o uso das tecnologias, posso mediar este desconhecimento, estimular novas paixões pela arte, em suas variadas linguagens com as novas tecnologias. Mas esbarro nas limitações de espaço e equipamentos dos alunos, uma vez que metade da turma não tem equipamentos pessoais para praticar. A largura de banda na nossa lan house não dá conta do trafego, a maioria dos alunos não tem smartphones com touchscreen. Uma pena. Domingo na televisão vi as experiências com equipamentos financiados por empresas, em comunidades carentes. Estou aqui na torcida, para que cheguem por aqui também.

https://play.google.com/store/apps/collection/topselling_free

Faço a minha parte ensinando e partilhando equipamentos, materiais, informações e técnicas com minhas turmas, sempre com os devidos créditos de autoria.

 

Aplicativos inovam aprendizado e incentivam autonomia do aluno:

Na sala de aula, aplicativos para celulares, tablets e computadores são boas ferramentas pedagógicas e ajudam a desenvolver a autonomia dos alunos, afirmam especialistas em educação. 

“O aluno é totalmente ativo ao usar um aplicativo, diferente de uma TV, que ele tem uma postura mais passiva. Os envolvidos no processo passam de consumidores a produtores de conteúdo, e a ter mais autonomia e criatividade, habilidades que serão demandadas no seu futuro profissional”, considera Romero Tori, coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas da USP (Universidade de São Paulo).

Os aplicativos –programas que auxiliam o usuário em determinada tarefa– já fazem parte da cultura do jovem e “a escola não pode trabalhar numa realidade desconectada daquela que o aluno vivencia”, completa.

“O recurso digital é audiovisual e pode permitir melhor visualização e interação”, analisa a professora e diretora-executiva do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales… “”

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/06/aplicativos-inovam-aprendizado-incentivando-postura-ativa-e-autonomia-do-aluno-conheca-jogos-e-programas-que-podem-tornar-a-aula-mais-divertida.htm

Sobre Jarcy Tania

Professora, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em Computadores e Internet, cultura, educação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s