Muralistas: El Mac & Retna

As imagens dos murais desta dupla fazem a imaginação voar. Que estilo!
“Sinceramente, acho que El Mac e Retna são provavelmente a melhor parceria desde Batman e Robin. Juntos esses caras fazem murais que nos deixam sem fôlego, um completa o trabalho do outro e o resultado é uma combinação impressionante de cores e linhas. Vale a pena conferir mais informações dessa dupla, então visite: Retna Website e El Mac Website.” [Marcos Torres do abduzeedo]

Visitei sites, blogs e coletei imagens incríveis, que compartilho com vocês:

Na Amazon tem um livro com os trabalhos dos últimos seis anos da dupla. Pela  rede encontrei muitas coisas sobre eles, Alguns dados:

Eles participaram da 11ª Bienal de Arte de Cuba.

Em seu processo de produção, eles criam a partir de fotos de pessoas comuns, invariavelmente das proximidades dos murais.

“El Mac e Retna trabalham em conjunto, para criar grandes retratos magistrais de arte urbana, que mostram pessoas comuns. A maioria de seus murais apresentam uma ou duas pessoas, como desenho da jovem mãe e seu  filho … Circundando os retratos, os números são de cores vivas, num intrincado padrão de trabalho, onde mostram toda a habilidade dessa equipe de muralistas. Incluído neste padrão, um alfabeto que Retna desenvolveu e  que presta homenagem à cultura mexicana, hieróglifos egípcios, e língua maia. Ambos os artistas foram inspirados a tomar suas habilidades de graffiti e transforma-las, sentindo-se como os  grafiteiros, na tradição da marcação compulsiva das paredes, mais do que murais, que celebram algo externo ao artista… Eles adaptam a cada mural para o local específico e tamanho da parede, demonstrando flexibilidade talvez aprendido com cultura, arte urbana.” [Soho Studios Miami]

 

ElMac: Miles MacGregor, nasceu em Los Angeles em 1980, onde vive e trabalha, é engenheiro e artista.  Mac tem sido levado a criar e estudar a arte de forma independente desde a infância. Ele foi inspirado em uma idade jovem por clássicos pintores europeus, como Caravaggio, Vermeer e simbolistas e Art Nouveau, como Klimt e Mucha. Este foi misturado com as influências mais contemporâneas de graffiti e fotorrealismo, bem como quanto a cultura chicana & Mexicana ele cresceu ao redor.

Ele começou a pintar com acrílicos e pintura graffiti em meados dos anos 90, como seu foco principal se tornou a renderização da vida, assim como de rostos humanos e figuras. Ele já trabalhou de forma consistente para o desenvolvimento de seu estilo de processamento único, que utiliza a repetição de linhas de contorno que lembram ondulações. Padrões de Turing e indígena do Norte da arte americana. Em 1999, ele começou a pintar retratos de seus amigos e anônimos trabalhadores mexicanos nos espaços públicos em todo o sudoeste americano, legal e ilegalmente. Ele também começou a pintar  versões  em aerossóis technicolor das pinturas clássicas, dos antigos e grandes  mestres europeus. Isso o levou a receber encomendas em 2003, pelo Museu Groeninge em Bruges da Bélgica, para pintar suas versões de clássicos flamengos, pinturas primitivas da coleção do museu. Ele já foi contratado para pintar murais em todos os EUA, assim como no México, Dinamarca, Suécia, Canadá, Coréia do Sul, Bélgica, Itália, Holanda, Porto Rico, Espanha, França, Cingapura, Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Vietnã e Cuba.

Alguns de seus murais, tornaram-se marcos locais, especialmente as suas parcerias com Retna, que combinam figuras representacionais de Mac com tipografia Retna em seus  projetos.

Sobre Retna, muito pouco:

Sobre Jarcy Tania

Professora, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em Arte, cultura, educação e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Muralistas: El Mac & Retna

  1. Jarcy Tania disse:

    Obrigada! Procurei melhores informações sobre ElMac & Retna pela rede, porque quis saber mais. Também adorei o trabalho deles. Incrível!

  2. Anônimo disse:

    great post & good information. i would like to see more of these.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s