Scratchboard é uma técnica artística pouco conhecida, onde um painel é coberto com argila branca lisa (pode ser gesso) e revestida com uma fina camada de tinta nanquim (ou guache).
Quando criança experimentei a técnica na escolinha. Riscávamos uma folha com giz de cera colorido, fazendo listras coloridas atravessando o papel, de um lado ao outro e depois cobríamos com guache preto. Depois de seco faziamos o desenho com um prego e as cores apareciam, muito divertido e com um belo efeito.
A artista Cristina Penescu usa uma faca afiada para arranhar todos os detalhes e os cabelos em suas maravilhosas obras. Uma única peça de scratchboard pode ser composta de dezenas de milhares de pequenos arranhões, em camadas uns sobre os outros. Além disso, faz aerografia em camadas finas de tinta antes de começar a arranhar tudo de novo pela segunda vez. Isso me permite alcançar tons adicionais que antes não eram possíveis.
Obras impressionantes.
+ http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/photo-realistic-wild-animal-scratchboard-art
Opa,
Eu trabalhei com a técnica antes, quando fiz intercâmbio. É muito bacana essa técnica. Segue um link com um dsenho meu.
Abraços e obrigado pela dica
🙂
CurtirCurtir
Olá,
Gostaria de saber onde posso encontar a folha de scratchboard para comprar. Estou procurando em vários lugares e não acho.
Muito obrigado
CurtirCurtir
Obrigada por visitar e comentar.
Sobre pintura raspada sobre papel, embora você possa comprar folhas prontas na Amazon ( http://www.amazon.com/Scratch-Art-Black-Coated-Scratchboards/dp/B000KIDZCW ), a técnica para faze-los é muito simples.
Como preparar as folhas para Scratchboard:
Você precisará de papel de boa gramatura do tamanho desejado, fita crepe, rolo de pintura e gesso diluído não muito fino.
Prenda as bordas do papel na mesa com a fita crepe, aplique a camada de gesso, deixe secar, reaplique e deixe secar totalmente. Depois é só aplicar as camadas de tinta que serão aparentes ao arranhar a folha.
Bom trabalho!
Se possível, link seus resultados, adorarei saber se obteve sucesso na técnica.
🙂
CurtirCurtir