Saudades de um tempo que já foi. ” جيرسي تانيا “

 
Quando adolescente morava em São Paulo (capital) e lá existem povos vindos de todos os lugares e paises, muito mais que em outro lugar do Brasil. Na escola, tinha amigos vindos do Chile e do Libano, imigrantes que vinham para cá com as familias fugindo de terríveis guerras civís, eram os anos 70. Por isso ainda sei algumas palavras em arabe, bem poucas é verdade, mas sei o bastante de sua cultura e os respeito. Chorei ao ver os bombardeios que destruiram suas lindas cidades, reconstruidas depois das guerras que trouxeram muitos deles para cá.
Hoje conversando pelo skype com meu amigo sírio Jammel, ele escreveu meu nome em arabe e me lembrei de meu amigo "Mohamed". Me veio o cheiro da quitanda e da loja de móveis de seus parentes, de seus primos egípcios, do falar com sotaque forte de seu pai e seu imbativel olhar que via além de qualquer aparencia ao fazer bons negócios . Uma de minhas irmãs era muito amiga de vários "Abud’s" e também tinhamos e temos muitos amigos descendentes de japoneses.
 
É interessante a grafia arabe e deve ser fascinante saber escrevê-la. Para quem não conhece, a língua escrita é a mesma em todos os paises de língua arabe, no entanto a sua pronuncia é muito diferente em todos eles. É como se o português escrito fosse o mesmo em todo o Brasil de qualquer classe social e de conhecimento, só o falado seria aqueles tão conhecidos: "nóis tá bão mermo, né";  que ouvimos pelas ruas.
É algo à aprender com eles, algo útil e bom como toda a sua milenar cultura.
 
Bjs
 
 
جيرسي تانيا
 

تانيا
 = Tania
جيرسي = Jercy

Sobre Jarcy Tania

Professora aposentada, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.