Reinvidicações

 

 
 
 
 
Sexta-feira estive na praça da República em SP, para uma manifestação da APEOESP. Para quem nunca ouviu falar, é o sindicato dos professores.
Quem se interessar, tem uma gravação de TV: http://www.apeoesp.org.br/tv/assembleia_index.htm 
 
Nosso bônus mérito, tão largamente anunciado na televisão de rede aberta, foi para a maioria do professorado, 10% do anunciado. Assim como a escola de tempo integral, não sei o percentual, mas creio que deva ser metade disso. Como política é linda no papel! Muitos trabalharam doentes para não faltar muito, pensando que seriam beneficiados com a bonificação anual.
 
Das nossas reinvidicações na sexta-feira, que são um direito legitimo, comento três: – Plano de carreira, data base salarial, repasse integral do desconto para saúde ao convênio médico.
Não temos plano de carreira, você pode estudar, se especializar, seu salário não muda, nem data base para reajuste salarial nós temos, desde a época do Governador Franco Montoro. 
Todos os meses é descontado um "x" para nosso convênio médico, só o valor não é repassado integralmente. Acaba acontecendo que, por exemplo, se precisarmos de atendimento médico emergencial, procuramos uma santa casa ou o SUS, se precisarmos de especialista, como um oftalmologista, dermatologista, temos que ligar uma vez ao mês (ir pessoalmente não adianta), porque só atendem por telefone, e tentar uma das "trinta vagas do mês", se tivermos sorte! Isto é indigno!
 
Depois das últimas notícias que li nos jornais, sobre o nosso governador e o secretário da educação, que nos resta esperar?! A sociedade está cansada de tanta sujeira e corrupção de cima a baixo neste pais, em todas as esferas politicas e civis. Uma das frases ditas durante a manifestação, ficou gravada em minha memória: "Governador, família de professor também vota!".
 
Reflito: Somos formadores de opinião, estamos na linha de frente e por mais que tentem nos reduzir a "sofredores e coitados", muitos de nós ainda são detentores, de uma das técnicas mais importantes  para a manutenção da humanidade civilizada, o saber ensinar, saber tocar o outro, despertando o desejo de conhecimento de que é especialista. Não para todos, porque alguns não escolhem o mesmo que outros, mas para os que desejam saber mais.
 
Beijo pra vocês
 
       
 
 
 

Sobre Jarcy Tania

Professora aposentada, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.