Tenho simpatia pelo Zen Budismo

Navegando por este info-mar, pescamos coisas de váriados significados, como ostras. Nem sempre as ostras vem recheadas com pérolas, nem sempre o info-mar dá peixes substanciais, mas as vezes tenho sorte, de receber algo que me enriqueça o espirito. Estes ensinamentos criam éco e as vezes partilho aqui com vocês.
Este ano tive a felicidade de encontrar ao "acaso" estas palavras, uma pérola de luz:
 
 
"Há uma estória indiana de um homem que era um ateu e agnóstico, um raríssimo tipo de postura na Índia. Ele era uma pessoa que desejava livrar-se de todas as formas de ritos religiosos, deixando apenas a essência da direta experiência da Verdade. Ele atraiu discípulos que costumavam se reunir a seu redor toda semana, quando ele falava a todos sobre seus princípios. Após algum tempo eles começaram a se juntar antes do mestre aparecer, porque eles gostavam de estar em grupo e cantar juntos.
Eventualmente foi construída uma casa para as reuniões, com uma sala especial para o mestre agnóstico. Após sua morte, tornou-se uma prática entre seus seguidores fazer uma reverência respeitosa para a agora sala vazia, antes de se entrar no salão. Em uma mesa especial a imagem do mestre era mostrada em uma moldura de ouro, e as pessoas deixavam flores e incenso lá, em respeito ao mestre.
Em poucos anos uma religião tinha crescido em torno daquele homem, que em vida não praticava nada disso, e que, ao contrário, sempre disse aos seus seguidores que ficar preso a estas práticas levava freqüentemente a pessoa a se iludir no caminho da Verdade.
 
Quando curiosamente te perguntarem, buscando saber o que é Aquilo,
Não deves afirmar ou negar nada.
Pois o que quer que seja afirmado não é a verdade,
E o que quer que seja negado não é verdadeiro.
Como alguém poderá dizer com certeza o que Aquilo possa ser
Enquanto por si mesmo não tiver compreendido plenamente o que É?
E, após tê-lo compreendido, que palavra deve ser enviada de uma Região
Onde a carruagem da palavra não encontra uma trilha por onde possa seguir?
Portanto, aos seus questionamentos oferece-lhes apenas o silêncio,
Silêncio – e um dedo apontando o Caminho.
Verso Zen
 
 
Antes de entendermos o Zen, as montanhas são montanhas e os rios são rios;
Ao nos esforçarmos para entender o Zen, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios;
Quando finalmente entendemos o Zen, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios."
 
 
 
 
 
 
Outro site bacana: http://www.dharmanet.com.br/
 
 
Bjs

 
 
Anúncios

Sobre Jarcy Tania

Professora, arte-educadora, artista plástica brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Tenho simpatia pelo Zen Budismo

  1. Betania disse:

    JarcytâniaQue lindas fotos P&B você fez. Suas gravuras com os alunos mostram a sua insatisfação com as coisas do jeito que estão e isso é muito bom: a insatisfação, quando ela existe alguma coisa estás endo feita.Acho que o zen-budismo é menos dogmático, não se interessa em julgar as pessoas por suas crenças, porque ser agnóstico também é uma crença ter. Há aqueles que acreditam na humanidade e essa é uma forma de crença. Pertinho de Sorocada, em Cotia fui conhecer o templo da única monja mulher. Acho que você iria gostar. Pensei que se os pensamentos que afixam nas paredes, estivessem em nossas escolas todos, alunos e professores pensariam melhor. Acho que o que há de tudo que é profundo é a filosofia e está na relação e não no julgamento. Quer dizer, acho que essa filosofia oriental talvez seja mais ética e não moral, sinto-a mais aberta e não fechada. É muito diferente do Não matarás, não cobiçarás…não é?Queria terminar dizendo que gostei muito de suas poesia.AbraçosBetania

  2. Unknown disse:

    ´´´´´´´´´´´´´´´´*,´´´´´´´´´´´´´´´´´´´Vim´´´´´´´´´´´´´´´´´)\\´´´´´´´´´´´´´´´´ nadando ´´´´´´´´´´´´´´´´´;*)\\´´´´´´´´´´´´´´´´´até ´´´,("*´´´´´´´´´´´,,***)´´´´´´´´´´´´´´aqui´´*,(*´´´´´´´´´,*(;****\\).,.´´´´´°´´´´´´…´´**)´´´´´´´,,*"")*****/(,\’,,¨.¨´°,´´´´´´meu ´*\\*¨(;.´´´,,;;\’*)¨¨¨¨.¨"(¨(¨*;*,´´´´º´´objetivo/***¨¨\\,,*)\’¨¨¨¨¨¨¨¨¨(¨¨(¨¨@¨¨;\’,º´´´´´´é¨)\\¨*¨<"¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(¨¨¨¨(¨¨¨¨")´´°´´´´´´lhe (¨¨¨¨*<"¨¨¨¨¨*¨¨¨¨¨¨(¨¨(¨"=(<´´°´´desejar¨)/¨*¨¨/"\’)\’,¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(¨(,*;*´´´´´´´´um\\***¨¨(´´´´¨¨.,)¨¨¨¨¨¨¨(,(´´´´´´´´´´óptimo´*/*¨)´´´´´´´´´\’\’*)***;,)´´´´´´´´´´´´´´domingo´´**(*´´´´´´´´´¨*(;*,*)´´(´´´´´´´´´´´´e´´´´*(*´´´´´´´´´´´),;("´´´´´´´´´´´´uma´´´´´´"*´´´´´´´´´*)/´´´´´´´´´´´´´´´´semana´´´´´´´´´´´´´´´´´*´´´´´´´´´´replecta de realizaçõesUm beijo gde Bélinha

  3. Unknown disse:

    TÁ BEM LOKO SEU BLOG MAIS NAUM É ISSO O Q EU QUERO ME FALA QUAL O SIGNIFICADO DE NIRVANA

Obrigada por comentar. Volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.